Yo Cpts. Whatzupp?

Hoje vim falar de um assunto que tem haver com o que te torna um aviador, preparado, estudado, e sempre pronto. Cada pensador chama de uma forma: Freud de libido, Schopenhauer de vontade, Spinosa de potência de agir, Leibniz de elã vital e Nietzsche de vontade de potência. Os escritores modernos já chamam de força de vontade. Ela é uma energia que nos movimenta, esperança e permite agir perante as dificuldades inerentes aquilo que almejamos.

Se tornar piloto não é fácil senhores. Mas não encontro em nenhuma outra profissão tamanho amor quanto por esses belos pássaros de metal que permitem nos sentirmos únicos ante tudo. No alemão, tem-se uma palavra: Vorfreude, que basicamente quer dizer o sentimento intenso por imaginar o que está por vir. O sentimento que você tem ao se imaginar decolando um 777 em Dubai, ou pousando um 737 SFP em Santos Dumont.  A força de vontade é o elemento mais importante da sua carreira e vida aeronáutica, porque ela definirá diretamente quem você será como piloto e profissional.

Músculo

Alguns profissionais que estudaram esta intensa vontade dentro do homem, dizem que exitem duas características essenciais a ela: ela é cíclica, e funciona como um músculo. Temos momentos de nossas vidas que estamos muito bem, com uma quê de domínio e invencibilidade. Temos dias que estamos apequenados, chateados pelas dificuldades e fracassos, partes essenciais do processo.

Vejamos por exemplo: queremos ser pilotos de jatos intercontinentais, e já sabemos que temos ao menos 10 mil horas de preparo teórico pela frente. Isso significaria estudar em torno de 3 horas por dia, durante ao menos 10 anos. Então porque não começamos agora mesmo!?

Meta Clara

Não conseguimos alcançar nosso objetivo muitas vezes pela falta de definição de uma meta clara, objetiva e concisa. Isto além de realista. É essencial que entendamos nossas limitações financeiras, humanas e intelectuais. Mas entenda, isso não quer dizer que temos que aceita-las e viver dessa maneira. Busque sempre evoluir. E pra quem falta força de vontade, o hábito pode ser um grande aliado.

O hábito é constituído de três elementos: deixa, rotina e recompensa. Vou usar como exemplo um dos hábitos modernos que mais nos atinge hoje em dia, o celular. Você está estudando motores, e de repente toca uma notificação no seu celular. Imediatamente, começa uma coceira cerebral, e você precisa saber o que lhe acionou. Será um amigo, uma garota? Será um e-mail da seleção da companhia? Pronto.. Perdeu seu foco. Ai vamos a rotina: pegue o celular, deslize a tela.. A recompensa será ver o que lhe chamou, terminar aquela coceira cerebral, e ainda os likes, compartilhamentos e comentários.

Assim como nos diz o CRM, o elemento humano dentro de um cockpit é o mais maleável dentro de todos os ambientes SHELL. Então, isto quer dizer que um hábito pode ser maleável, mesmo que esteja impregnado em você. De repente, usar um bloqueador de aplicativos com delimitação de horários, seria uma boa solução. A definição de um horário de estudo pré estipulado, e o uso de técnicas como pomodoro para determinar um tempo de estudo, é interessante da mesma maneira.

Limites

Como seres humanos, somos limitados a uma série de fatores. Desde a má administração de sono, ou então a alimentação deficiente, o estresse e o desânimo. Saiba, a força de vontade enfraquece durante o dia, isto é natural. Tem haver com sua disposição, que está diretamente ligada a conquistas e felicidade, ou seja, aqueles momentos que gostaria que durassem para sempre.

Uma boa dica é se inspirar. De repente ler um blog como o Aeroagora, ou assistir vídeos mostrando a rotina do que você quer viver um dia, aqueles mesmo do Just Planes. A única coisa é: demore o tempo que for para decidir o que você quer da vida, e depois que decidir não recue ante nenhum pretexto, porque o mundo tentará te dissuadir. (Nietzsche)

Estratagema

Aprendi esta palavra recentemente. Gosto do significado:  plano, esquema etc. previamente estudado e posto em prática para atingir determinado objetivo. Acredito que quando perdemos de vista nossos objetivos fundamentais, logo nossos planos, somos dominados pelo estresse e pela desorientação.

Particularmente acho que o Ano Novo é uma chance que o tempo lhe dá para colocar tudo em panorama, ver o que errou, onde errou e o que esse erro trará de propagação. O mesmo acontece para acertos. Mas então, coloquemos em pauta tudo o que queremos mudar, busquemos a maneira mais eficiente para tal, e estabeleçamos então um estratagema.

Pessoalmente desejo que seu 2018, seja o ano de maiores conquistas na sua vida.

Fly Safe, Folks.

Leave a Reply